O Que é Bullying?


Sem uma adequada tradução para o português, o vocábulo BULLYING tem origem no termo inglês BULLY, que significa tirano, brigão ou valentão. O “ing” da palavra indica uma ação contínua, ou seja, que acontece no presente e segue acontecendo no futuro.

Assim, de modo geral, o Bullying pode ser entendido como atos reiterados e intencionais de opressão, humilhação, discriminação, tirania, agressão e dominação de pessoas ou grupos sobre outras pessoas ou grupos mais vulneráveis.

Nesse contexto, cumpre observar que são características do Bullying o desequilíbrio de poder entre a vítima e o agressor, a forma intencional e a prática reiterada, elementos estes que o diferenciam, ainda que de forma sutil, das brincadeiras saudáveis ou da violência pontual.

Vale lembrar que o Bullying não se esgota na violência escolar, sendo um fenômeno que se manifesta em várias esferas da vida social – no trabalho, no sistema prisional, no ambiente militar, nas relações familiares, no ambiente esportivo, em resumo, em todos os lugares em que existam relações interpessoais.